All for Joomla All for Webmasters

Entrevista com Mikio Ikemoto – Desenhista do Boruto

Mikio Ikemoto esteve envolvido com o Naruto quase desde o começo; ele foi assistente do mangá por quinze anos. Em 2016, ele começou a desenhar a arte do mangá Boruto: Naruto Next Generations, que é escrito por Ukyō Kodachi e supervisionado pelo criador de Naruto, Masashi Kishimoto. Ikemoto foi capaz de tirar um tempo de sua agenda ocupada para conversar com o Anime News Network sobre seu trabalho no mangá Boruto e sua mentalidade como um criador.

Qual dos seus mangás favoritos, além de Naruto, você diria que influenciou sua arte?

Eu realmente gosto de Kinnikuman. Quanto ao que me influenciou muito, eu diria Dragon Ball. Akira Toriyama tem uma tendência a não usar tons em sua arte. Isso torna mais fácil desenhar.

Como é sua relação de trabalho com o Kodachi-sensei? Como você entra em contato?

Nós não entramos em contato muito, na verdade. Nós nem sequer enviamos e-mail. Nós nos encontramos pela primeira vez em um ano hoje.

Você acabou de conhece-lo nas reuniões?

Nós também não fazemos reuniões. Nosso editor transmite todas as mensagens entre nós. Todas as reuniões que tenho são apenas com o meu editor.

Então você não tem entrada na direção da história?

Eu falo diretamente com meu editor sobre isso. Quando se trata de detalhes mais sutis, geralmente me dão liberdade sobre como descrever as coisas. Eu desenho o nome (rascunho do mangá) e o Kodachi-sensei verifica isso. Se houver um problema, ele será retransmitido para mim. Se não, então eu vou em frente com isso. As coisas funcionam mais rápido assim.

Já houve um momento em que você pegou o roteiro de Boruto e foi surpreendido por uma série de eventos diferentes na série?

Sim, eu tive essa reação antes, como no futuro no início do mangá, vendo o Kawaki adulto. Além disso, o filme continha muitas surpresas para mim e eu achei que foi muito bem feito.

Você trabalhava como assistente em Naruto por tanto tempo. Você já ficou surpreso com as coisas que aconteceram entre o final de Naruto e o início de Boruto?

Agora que Naruto cresceu e teve filhos, eu acho que a maneira como as coisas evoluíram tem sido bastante natural. Em vez de ficar surpreso, pensei: “Então, é a passagem do tempo”.

Qual personagem é seu favorito de desenhar?

Bem, Boruto é um personagem relativamente difícil de desenhar …

Por que?

Há muitas coisas em que tenho que pensar, como suas características faciais e expressões. Seu design é intrincado. Com outros personagens eu não tenho que pensar muito sobre essas coisas enquanto desenhei, mas se eu não fizer isso com Boruto, fica mais difícil distingui-lo de Naruto.

Como exatamente Boruto é diferente de seu pai?

Ele se parece com Naruto quando era jovem, mas porque ele está determinado a sair da sombra de seu pai, ele se veste de maneira diferente, e assim por diante.

Você acha que existe algo da Hinata no Boruto?

Provavelmente não. Sua irmãzinha é mais parecida com a Hinata.

Como o relacionamento de Boruto com Kawaki se compara ao Naruto e Sasuke em sua opinião?

Naruto e Sasuke estavam no mesmo time no começo, mas Boruto e Kawaki nunca tiveram esse tipo de camaradagem. Naruto e Sasuke também eram rivais; eles podem não ter se dado bem, mas “ódio” é uma palavra muito forte para o relacionamento deles. No caso de Boruto e Kawaki, eles se perguntam por que eles têm que estar perto um do outro. Mas na cena de abertura você vê que eles eram aliados em certo ponto. Então a ordem em que o relacionamento se desdobra é diferente de Naruto e Sasuke.

Como você decidiu o design de personagens do Boruto e do Kawaki?

O design de Boruto foi decidido para o filme, mas Kawaki … Eu o projetei para garantir que ele não se parecesse com Boruto. Assim como Naruto e Sasuke são contrastantes, Boruto e Kawaki têm que parecer diferentes.

Existem personagens do Naruto que ainda não apareceram no Boruto que você gostaria de ter uma chance de desenhar em sua forma antiga?

Seria um spoiler. Mas você tem que se perguntar: por que o Kakashi-sensei não recebe muito tempo na tela, embora ele seja um personagem tão popular? Que mistério Não que eu possa dizer algo sobre isso.

Quão envolvido está Kishimoto-sensei na produção de Boruto? Você incorpora o que você aprendeu como seu assistente por tantos anos no mangá ou você se sente livre para seguir seu próprio caminho?

Eu não penso muito sobre isso e apenas faço as coisas do meu jeito. Apenas com o personagem de Boruto eu preciso de referências.

Qual a coisa mais importante que você aprendeu com Kishimoto-sensei?

“Não perca seus prazos.” Não que eu tenha sido o melhor em seguir esse conselho ultimamente. Há momentos em que eu causo problemas para o meu editor, chegando perto de perder o prazo.

Suas sequências de ação cativantes são verdadeiramente voltadas para a página. No entanto, te incomoda que os leitores possam estar tão absortos com a ação que eles lêem muito rapidamente para realmente absorver todos os detalhes da sua obra de arte?

Muitas vezes as pessoas me perguntam sobre isso, mas não acho que a velocidade da leitura seja importante. Por exemplo, não prestamos atenção em todos os quadros de um filme. Além disso, mesmo que você o leia rapidamente na primeira vez, você pode voltar e ler mais devagar na segunda vez. Se alguma coisa, se as pessoas lerem o mangá rapidamente, isso me faz sentir que eu acertei o ritmo.

Você gosta de desenhar os momentos de comédia do mangá?

Eu sou muito ruim em desenhar comédia. Comparado com o Naruto, eu não acho que o Boruto tenha tantas cenas engraçadas. É provavelmente porque a maneira como a história está evoluindo não se presta bem à comédia. Mesmo o conteúdo do filme não é tão leve, e o mangá continua essa tendência. Não há tempo para mostrar às pessoas que vivem suas vidas diárias. O anime mergulha mais nisso.

Falando do anime, você tem tempo para assistir?

Sim, me asseguro de assisti-lo toda semana.

O que você acha das diferenças em relação ao mangá?

Ele divergiu um pouco do mangá desde o começo. Eu parei de acompanhar as diferenças.

Você consegue assistir o anime como um simples fã?

Na verdade não. Quando o filme saiu, eu não estava desenhando o mangá ainda, então eu pude apreciá-lo como um simples fã, mas eu não fui capaz de fazer isso com o anime da TV. Mas eu ainda estou gostando muito. Eu assisto todas as semanas enquanto trabalho no mangá.

Você já teve ideias para o mangá assistindo ao anime?

Pelo contrário, tento não tirar ideias do anime. Você vê, a ação no anime é muito boa. Mas como é tão bom, às vezes me desanimo com o meu próprio trabalho ao assisti-lo.

O modo como a ação é transmitida através do mangá é diferente do anime, hein. Como você transmite movimento através de mangá?

Eu ainda uso os volumes do Dragon Ball como referência para cenas de ação. Quando estou preso, pego os livros da prateleira e olho para eles. Eu verifico o mangá de Naruto para referência sobre as habilidades e coisas desse tipo. O Dragon Ball é ótimo em transmitir velocidade e movimento, e é por isso que o uso. Eu uso Dragon Ball e Naruto por diferentes razões.

É normal que os artistas pro mangás usem outros mangás como referência?

Eu não sei sobre outros artistas, mas é assim que eu sou.

Você tem algum mangá original que você está desenvolvendo se você tiver tempo de trabalhar neles?

No momento, não. Eu posso fazer algo no futuro, mas agora meus pensamentos estão apenas no Boruto. Parece que Boruto continuará por um tempo ainda, então eu não sei quando isso acontecerá.

Finalmente, você tem uma mensagem para fãs estrangeiros?

Bem, já que os fãs estrangeiros agora podem ler os novos capítulos em tempo real graças ao MANGA Plus, eu não acho que há muita necessidade de diferenciá-los dos fãs japoneses. Por favor, aguardem os novos desenvolvimentos e vejam como o relacionamento de Boruto e Kawaki se desenrola!

Fonte: Anime news Network