All for Joomla All for Webmasters

Escola japonesa permite mesclar uniformes para apoiar estudantes LGBT

Em uma manobra para criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo, uma escola pública de ensino médio da prefeitura de Chiba no Japão, está pegando mais leve com suas regras de uniforme para que estudantes LGBT possam ter mais opções.

A Kashiwanoha Junior High School, na cidade de Kashiwa, permite que os alunos troquem e combinem seus elementos do uniforme do tradicional blazer, gravata, camisa Oxford e calças para meninos e um blazer, camisa Oxford, uma gravata Ascot e saia para meninas. Os modelos de uniforme poderão ser escolhidos independentemente do sexo do aluno e será implementado quando a escola abrir o período escolar em Abril desse ano.


Tradicionalmente, as escolas Japonesas separam os uniformes de meninos e meninas, mas após a direção da escola terem tido uma conversa com os pais ou responsáveis, descobriram que a nova opção seria mais de acordo com os estudantes modernos.

Os funcionários notaram que não era incomum meninas vestirem calças hoje em dia, mas aqueles de sexo masculina atribuído no nascimento ainda podem sentir resistência social e desconforto por usar saias na escola, mesmo que sejam sua escolha de preferência.

Fujiyoshida’s Fuji Kitaryo High School, da prefeitura de Yamanashi fez um experimento social, em 2014, chamado “Dia da mudança de Sexo” que permitiram aos estudantes vestir os uniformes do sexo oposto. Os alunos que participaram receberam uma lição especial em como a mudança pode afetar a consciência de seu próprio comportamento e daqueles ao ser redor, assim como os perigos de aceitar os “preceitos”.