All for Joomla All for Webmasters

Archaeopteryx

Ficha técnica:
nome científico: Archaeopteryx Lithographica
onde viveu: sul da Alemanha
época: Jurássico
peso: até  1 kg
alimentação: carnívoro

 

O Archaeopteryx “Asa antiga“, foi uma descoberta particularmente importante da paleontologia,  encontrado na jurassic solnhofen limestone do sul da Alemanha. O Archaeopteryx é considerado o primeiro pássaro do mundo, com cerca de 150 milhões de anos. Na verdade o Archaeopteryx fica entre as aves que conhecemos e os dinossauros predadores como Velociraptor. Um caso que teve foi que, um esqueleto de Archaeopteryx que foi encontrado com suas penas pouco preservadas, foi confundido com um esqueleto do pequeno carnívoro Compsognathus.

Ao contrário de todas aves modernas, o Archaeopteryx possuía um conjunto completo de dentes, um peito liso, uma longa cauda óssea, e três garras em cada asa, que podia ter sido utilizada para agarrar árvores ou talvez presas. No entanto, suas penas, asas e dedos reduzidos são todas características de aves modernas.

Archaeopteryx certamente tinha penas, embora se essas penas foram utilizados para regular a temperatura do corpo ou para o vôo é uma questão ainda em aberto para debate. Penas podem ter evoluído originalmente para isolamento e depois foram cooptados para o vôo. A origem do vôo, e as capacidades de vôo reais de Archaeopteryx , são debatidas. Dois modelos da evolução do vôo têm sido propostas: no modelo de “árvores-baixo”, as aves evoluíram a partir de ancestrais que viviam em árvores e poderia deslizar para baixo, análogo ao esquilos voadores atuais. No modelo “de baixo para cima”, os ancestrais das aves viviam no chão e fez saltos longos.

O Archaeopteryx tinha mais ou menos o tamanho de um corvo, podendo alcançar até 50 cm de comprimento, e podendo pesar até 1 kg, sua dieta variava de insetos até pequenos mamíferos.