All for Joomla All for Webmasters

Consoles DiGiCo D7 usadas na final de League of Legends no Brasil

Desenvolvido e publicado pela Riot Games, a League of Legends tornou-se um dos jogos de arena de batalha online multiplayer mais populares do mundo, atraindo mais de 100 milhões de jogadores ativos a cada mês. Este ano, as finais brasileiras ocorreram no dia 2 de setembro na Arena Mineirinho para uma audiência ao vivo de aproximadamente 8 mil e também foram transmitidas ao vivo pela ESPN no Brasil.

O fornecedor de áudio Gabisom escolheu os consoles DiGiCo para o evento.

Ganhar popularidade desde 2010, a arena de batalha online multiplayer ou ‘MOBA’ é atualmente uma das formas mais difundidas de jogo e League of Legends está na vanguarda disso, atraindo milhares de jogadores ansiosos para os campeonatos.

Para esta produção em larga escala e multifacetada, a Gabisom foi encarregada de fornecer todo o sistema de áudio, incluindo o caminhão OB. Querendo estar equipados com a solução mais flexível possível, eles escolheram uma combinação de três DiGiCo SD7s – um na Front of House, um em monitores para a cerimônia de abertura e um no caminhão de transmissão – e dois SD10s em monitores para o elemento de jogo de o evento, todos executados em um loop de fibra Optocore, com um sistema L-Acoustics K1 e K2 usado para o PA principal e os desembolsos.

“Para a cerimônia de abertura, houve uma banda ao vivo e muito mapeamento de vídeo”, explicou Eder Moura, engenheiro de sistemas da Gabisom. “Para isso, usamos os três SD7s com duas plataformas SD, para cada SD7, com a consola FOH utilizando 120 canais, monitora 96 canais / 24 misturas e o caminhão de transmissão, que estava estacionado a 200 metros da posição do monitor, outros 96 canais .

“Quarenta e oito canais foram utilizados para o elemento vivo da cerimônia de abertura, com 46 canais adicionais para reprodução. Alguns deles foram usados para a banda e outros apenas para backup porque era uma transmissão ao vivo. A reprodução era da FOH e tivemos que dividir isso tanto para o monitor quanto para os consoles de transmissão. Na FOH, recebemos 46 canais via MADI da reprodução para nos dar as entradas que precisávamos. Em seguida, copiamos o áudio para as saídas do rack FOH e, a partir daí, para o divisor principal para alimentar o monitor e os consoles de transmissão. Do caminhão de transmissão, recebemos 16 canais da FOH através dos envios da Comms para os anfitriões da TV, repórteres e para o áudio dos computadores de jogos, além de alguns outros bits “.

Foi necessária uma redundância total para a seção de jogos do evento, então dois SD10s, cada um com seu próprio rack SD, receberam áudio dos computadores de jogos, mais as comunicações dos jogadores, árbitros e treinadores. A partir daí, as saídas foram enviadas à equipe de transmissão para fornecer-lhes o áudio do jogo.

“A empresa de produção responsável pela League of Legends especificou a DiGiCo nos últimos dois anos para o evento”, concluiu Eder. “Eles estão plenamente conscientes da flexibilidade dos consoles e as vantagens de poderem conectar todo o sistema via Optocore trazem para um evento como esse, e é por isso que eles os especificaram novamente este ano. Sua fé certamente foi recompensada e todos ficaram encantados com os resultados “.